Perguntas Frequentes

Veja abaixo algumas dúvidas frequentes:

São entidades fechadas de previdência, organizadas por empresas ou grupos de empresas, com objetivo de realizar investimentos para garantir uma complementação da aposentadoria aos empregados que aderirem ao plano. O dinheiro investido forma um patrimônio que é aplicado em imóveis, ações e renda fixa, dentro de limites estabelecidos pelo Banco Central. Quando o empregado se aposenta, passa a receber o benefício mensalmente. Se sair da empresa, tem direito de retirar o acumulado no plano, por ele investido.

Se a empresa em que você trabalha oferece esse benefício, procure o Departamento de Recursos Humanos. A contribuição mensal será feita por desconto na folha de pagamento e vai depender da forma como o plano é feito. Em nosso caso é por Contribuição Definida, a contribuição é em percentual e o valor somente alterar quando houver alteração salarial.

O participante de um fundo pode deduzir até 12% de sua renda tributável. Nesse tipo de fundo, normalmente as taxas de administração e carregamento são menores do que se optasse por um fundo individual. Outro ponto positivo é que a contribuição já é descontada mensalmente do salário, o que facilita a vida do investidor.

Normalmente, as empresas contribuem com uma parte igual à do funcionário. Em outras vezes, a empresa apenas negocia taxas melhores para os funcionários, sem contribuir para o fundo. No Plano ALBAPREV e ALBA contribui com uma parte igual ao do Servidor e do Agente Político.

A ALBAPREV disponibiliza informações pela internet, basta acessar a área de PARTICIPANTES no menu superior.

Qualquer pessoa que queira ter a garantia de uma vida tranquila na sua aposentadoria ou nos casos de invalidez, além de desejar deixar a família amparada na sua falta.

A maior vantagem é o benefício fiscal, que adia ( difere, no termo técnico) o pagamento do imposto de renda para o momento do resgate da aplicação. Ou seja, enquanto o poupador está na fase de acumulação de capital, ele não paga imposto, diferentemente do que acontece quando se aplica num fundo de investimento qualquer, onde se recolhe 20% de imposto de renda sobre a rentabilidade todo mês.
Essa é uma grande vantagem, pois com esse dinheiro economizado, o poupador poderá reinvestir o dinheiro e assim a garantir uma poupança ainda maior. Outra vantagem é que obriga o poupador a pensar no futuro e programar sua aposentadoria, pois normalmente esses planos penalizam quem saca o dinheiro antes de um determinado prazo. O professor Mauro Halfeld, autor de livros sobre finanças pessoais, lembra que o maior perigo dos investimentos com muita liquidez ( facilidade de transformar investimento em dinheiro), caso dos fundos de investimento, é que a pessoa pode abandonar a poupança para comprar um bem, sem se lembrar das consequências no futuro.

A maior desvantagem são os custos dos planos. As taxas cobradas pelos gestores dos fundos ainda são muito altas, bem maiores do que os fundos de investimento. Esse é um ponto em que o investidor deve ficar atento, pois dependendo da taxa cobrada, o poupador perde vantagens fiscais.

É o direito de o participante transferir o capital de uma instituição previdência privada para outra sem nenhum custo adicional.

É a taxa cobrada sobre cada contribuição feita para que a ALBAPREV possa administrar o Plano ALBAPREV, isto é, pagar os custos operacionais. Esta taxa é a que menos impacta na formação da poupança do participante do Plano ALBAPREV.

É uma taxa cobrada pela administração dos recursos sobre o capital total – incluindo os rendimentos. Muito cuidado com essa taxa, pois ela pode reduzir – e muito – o valor da sua poupança. (ver a pergunta “8” sobre desvantagens dos planos de previdência privada aberta). O plano da ALBAPREV não tem esta taxa.